• qui. fev 22nd, 2024

Artesanato acreano brilha e alcança recorde de vendas em Feira Nacional no Distrito Federal

ByEdnardo

dez 3, 2023

O cenário artesanal do Acre, ganhou destaque no 16º Salão de Artesanato de Brasília


O 16º Salão de Artesanato de Brasília, realizado de 15 a 19 de novembro deste ano, busca reunir artesãos de todo o país, realizando uma exposição anual propícia ao público visitante conhecer um pouco dessa riqueza e valorizar o trabalho desenvolvido por artesãos do país. São produtos que trazem consigo um pouco da história, das matérias-primas e dos recursos naturais de cada município, cidade e estado participante.

Foto ASCOM

O Estado do Acre foi recordista em vendas, com a comercialização no valor total de R$ 199.977,00, com um valor médio por peça de R$177,00, superando os demais estados participantes. Os nove artesãos acreanos destacaram-se pela qualidade e originalidade de seus produtos, que retratam a cultura e a biodiversidade da Amazônia. As peças mais vendidas foram as de marchetaria, calçados e acessórios de borracha e biojoias.

“Nossos artesãos representaram com orgulho o Acre, compartilhando um pouco de suas criações e contribuindo para o brilho deste evento de grande importância. Para nossos artesãos, essa é uma oportunidade extraordinária de apresentar o artesanato regional ao Brasil e ao mundo” ressaltou a Coordenadora do Artesanato do Acre, Terezinha Messias.

Dados foram divulgados neste final de semana/Foto ASCOM

“Estive novamente na feira, sempre uma oportunidade para mostrar os encantos dos acessórios criados pela Acrebiojoias. Este ano, superou as nossas expectativas no volume de vendas. Foi muito bom colocar o nosso Estado no topo. A parceria do Governo do Estado e do SEBRAE/AC tem contribuído muito com nosso sucesso”, relatou Antônio Kleder Bezerra da Silva, artesão participante da Feira Nacional.

O sucesso da participação do Acre no 16º Salão de Artesanato de Brasília foi resultado de uma parceria entre o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Isso nos enche de orgulho e temos a certeza de que nosso artesanato é muito rico. Então, agradecemos muito o empenho dos nossos artesãos, a parceria do REM, a equipe da secretaria e ao governador Gladson Cameli, que sempre tem apoiado nossas atividades”, disse o secretário estadual de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

Foto ASCOM

FONTE: CONTILNET

By Ednardo