Os dados foram analisados pelo Observatório do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre. Aumento foi de 23% com relação ao ano passado.
Com 35.525 cadastros, nº de empresas no Simples Nacional bater recorde no Acre — Foto: SET
O número de empresas que aderiram ao Simples Nacional da Receita Federal no Acre bateu recorde este ano, segundo dados analisados pelo Observatório do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre. O levantamento mostra que esse número é o maior da série histórica, como reflexo da busca de pequenos empreendedores pela formalização de seus negócios e da criação de facilidades para registro das empresas.
Este ano, até o dia 18 de dezembro, 35.525 empresas optaram pelo simples nacional, o que representa um aumento de 23% em comparação com 2020, quando os optantes eram 28.067 empresas. Em 2019, quando a pandemia do coronavírus começou, os optantes eram de 22.924 empresas.
O que é o Simples
O Simples Nacional é um regime de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte. Ele abrange os seguintes impostos:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
- PIS/Pasep;
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre Serviços (ISS);
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP)
O grupo avalia que o aumento do desemprego devido à pandemia foi um fator que contribuiu para esse aumento no estado.
“O aumento do desemprego levou muitas pessoas que ficaram sem trabalho ou atuavam na informalidade a legalizarem seus negócios próprios. Dentro do Simples, a categoria ‘Empresários Individuais’ (ou microempreendedores individuais) representa 66,6% dos optantes do Simples em 2021 (22.996), um crescimento de 24,6% em relação a 2020 (18.450)”, destaca a publicação.
Acre bate recorde nos cadastros do Simples Nacional — Foto: Reprodução
fonte: g1acre