• sáb. fev 24th, 2024

Com apoio do Estado, acreano Pedro Antunes rompe barreiras e conquista visibilidade no automobilismo nacional

ByEdnardo

jun 26, 2023

Desde muito pequeno, ele deu sinais de interesse pelo esporte automotivo e atualmente Pedro Antunes, com apenas 17 anos, está ganhando visibilidade no automobilismo nacional.

Alcançando a sexta vitória na última etapa do Campeonato Paulista da Fórmula FVee, realizada no domingo, 18, na pista de Interlagos, em São Paulo (SP), Pedro é líder absoluto da categoria júnior e está em terceiro lugar na competição geral, disputada com pilotos de todas as idades.

O primeiro contato de Pedro com o esporte foi aos dois anos. Foto: Arquivo pessoal

Rogério, o pai, conta como tudo começou: “Quando ele tinha dois anos, comprei um carrinho elétrico na Bolívia, entreguei pra ele e saí para trabalhar. Quando voltei, já estava fazendo manobras e foi aí que percebi que o menino tinha futuro”.

Também presidente do Clube de Kart do Acre, Rogério Antunes acompanha o filho em todas as competições e também gerencia sua carreira. “Meu pai sempre investiu muito em mim”, confirma o piloto.

Rogério Antunes sempre incentivou a carreira do filho. Foto: Neto Lucena/Secom

Incentivo do governo

Por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes  (SEE), Pedro recebe apoio do governo do Acre com o custeio das passagens aéreas para sua participação nas etapas da  FVee, em São Paulo.

Piloto acreano é destaque no campeonato paulista. Foto: Fernando Santos/Assessoria FVee

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, afirma que o próprio governador Gladson Cameli autorizou o suporte ao atleta. “É muito importante que o Estado garanta a esse jovem competitividade na área automobilística. Ficamos muito felizes com os resultados e estamos na torcida, confiantes de que no fim do ano ele traga o título nacional para o nosso estado”, encoraja Carvalho.

Pedro leva a bandeira do Acre e a logo do governo para suas corridas e vitórias. Foto: Fernando Santos/Comunicação FVee

Pedro conta também com o patrocínio de duas empresas locais. Porém, os recursos ainda são insuficientes para todas os gastos. “Temos despesas com taxa de inscrição, estadia, alimentação e aluguel do carro, entre outras”, contabiliza o pai.

O piloto Pedro, em mais uma etapa da FVee. Foto: Fernando Santos/Comunicação FVee

“Eu tenho o sonho de chegar à Fórmula 1 e sei que é possível, porque muitos pilotos da FVee chegaram ao topo do automobilismo brasileiro”, afirma Pedro Antunes.

História de evolução

Aos seis anos, Pedro começou pilotando kart, em uma pista esportiva de Rio Branco. “Ele tinha que colocar almofadas pra conseguir se adaptar ao kart”, lembra o pai.

Em 2014, aos oito anos de idade e com poucos dias de treino, participou da primeira competição e já subiu ao pódio, ficando em 3º lugar geral no Campeonato Paulista, realizado no kartódromo da Granja Viana, em São Paulo.

Pedro pratica kart em uma pista esportiva de Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

“Na primeira corrida desse campeonato, estava chovendo muito e nem eu acreditava que ia conseguir, mas quando já estávamos indo embora, chamaram o meu nome para o pódio”, relata Pedro.

A partir dessa primeira conquista, o piloto começou a colecionar troféus em competições por todo o país.

Pedro coleciona troféus de várias competições de kart e fórmula FVee. Foto: Neto Lucena/Secom

Sem muitos recursos, Pedro treina em casa, com um simulador que seu pai mandou fazer. Além disso, ele tem uma alimentação balanceada e pratica atividades físicas regularmente. “Ele é muito focado”, conta Rogério.

O treino é realizado por meio de simulador caseiro. Foto: Arquivo pessoal

Garoto-revelação

Considerado garoto-revelação pelos organizadores do Campeonato Paulista da Fórmula FVee, Pedro vem acumulando vitórias em todas as etapas da disputa.

A FVee é uma competição de menor custo no automobilismo nacional e já revelou talentos como Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. “A FVee é um caminho de chegada para a Fórmula 4”, explica Rogério.

Pedro acaba de estrear seu novo macacão, com as cores da bandeira do Acre. Foto: divulgação FVee

Em julho, haverá uma nova etapa do campeonato, cujo encerramento está previsto para dezembro.

By Ednardo