• dom. fev 25th, 2024

Com aumento de doenças respiratórias, ocupação de leitos no Hospital da Criança chega a 97% em Rio Branco

ByEdnardo

jul 6, 2023
Hospital da Criança de Rio Branco está quase sem leito de UTI — Foto: Arquivo/Secom

Hospital da Criança de Rio Branco está quase sem leito de UTI — Foto: Arquivo/Secom

A taxa de ocupação de leitos no Hospital da Criança de Rio Branco chegou a 97% na enfermaria, conforme a Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5).

 

O levantamento também traz informações referentes a unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas. Ainda segundo a Sesacre, com exceção da enfermaria, cada unidade conta com dez leitos e a ocupação se encontra na seguinte situação:

  • Enfermaria: 58 leitos ocupados. Taxa de ocupação em 97%;
  • UCI pediátrica: 7 leitos ocupados. Taxa de ocupação em 70%;
  • UTI pediátrica: 9 leitos ocupados. Taxa de ocupação em 90%.

 

A Sesacre divulgou também dados sobre a ocupação de leitos no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Lá, 70% dos leitos estão ocupados. As crianças atendidas na unidade são estabilizadas e levadas para o Hospital da Criança ou para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC). Ou seja, as internações no Huerb são apenas de adultos.

Secretário de Saúde fala sobre cenário de síndromes gripais no Acre

Secretário de Saúde fala sobre cenário de síndromes gripais no Acre

Decreto de emergência

 

No último dia 23, o governo do Acre decretou situação de emergência devido ao crescimento de casos de SRAG, principalmente entre crianças, no estado. O secretário de Saúde Estadual, Pedro Pascoal, afirmou que o decreto permitiu que o estado garantisse recursos para manutenção de equipamentos, aquisição de medicamentos e valorização dos profissionais. Além disso, as estratégias têm sido alinhadas junto a outras secretarias.

Já no dia 27 de junho, o Boletim InfoGripe revelou que o Acre é um dos cinco estados com tendência de curto e longo prazo nos casos de SRAGs, com dados correspondentes à semana epidemiológica 24, que vai de 11 a 17 de junho deste ano.

Médico dá dicas importantes para pais prestarem atenção em sintomas gripais dos filhos

Médico dá dicas importantes para pais prestarem atenção em sintomas gripais dos filhos

O estado acreano apareceu com 95% de tendência de alta, considerando o longo prazo, ou seja, as últimas seis semanas. Já no curto prazo, últimas três semanas, o Acre apareceu em estabilidade.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre nesta terça-feira (4), o secretário afirmou que as medidas estão sendo planejadas de acordo com o crescimento da curva epidemiológica, e não descarta a necessidade no aumento da oferta de leitos no Hospital da Criança, em Rio Branco, nem a possibilidade de interrupção nas aulas da rede pública de ensino para conter o avanço do contágio.

Horário estendido

 

Para reforçar a assistência médica à população diante do crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) estendeu o horário da Policlínica Barral y Barral.

A unidade fica aberta das 7h às 22h com médicos, equipes de enfermagem, entrega de remédios nas farmácias e aplicação de medicação após a consulta.

A Saúde Estadual cedeu três médicos para a reforçar o atendimento na unidade. A previsão é de que, inicialmente, a unidade fique aberta até às 22h durante todo mês de julho.

FONTE: G1ACRE

By Ednardo