• sáb. jul 20th, 2024

Governo, MP e TJ assinam termo de cooperação técnica em benefício de reeducandas

ByEdnardo

abr 28, 2023

Um termo de cooperação técnica em benefício das reeducandas do sistema prisional acreano foi firmado pelo Governo do Acre, Ministério Público (MPAC) e Tribunal de Justiça (TJAC) nesta quinta-feira, 27, no Palácio Rio Branco.

De acordo com matéria da Agência de Notícias do Acre, assinada por Wesley Moraes, o documento trata da descaracterização de dez mil camisetas, que serão customizadas pelas próprias detentas e distribuídas às famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade social.

Os produtos foram apreendidos pela Receita Federal e doados ao Ministério Público, que repassou todo o material ao governo do estado.

“De uma só vez, estaremos ajudando as mulheres que estão cumprindo pena no presídio, que poderão se profissionalizar para o mercado de trabalho, e também as pessoas que receberão as camisetas”, afirmou a vice-governadora Mailza.

A população atingida pelas recentes cheias de rios e igarapés terá prioridade nas doações, que ficarão sob a responsabilidade do MPAC.

“O nosso principal objetivo é capacitar e dar oportunidade para aqueles que se encontram em situação de segregação, para que possam estar devidamente preparadas quando retornarem ao convívio com a sociedade e um mercado de trabalho que lhes favoreça”, pontuou o corregedor-geral da instituição, o procurador Celso Jerônimo.

“Estamos fazendo uma rede de justiça em prol das nossas mulheres e das pessoas que sofreram com as enchentes. Nesta cooperação, levaremos as ações educativas de enfrentamento à violência contra a mulher”, frisou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari.

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) repassará ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) máquinas de corte e costura, além de instrutores para capacitar as reeducandas.

“Daremos todo o suporte necessário e o mais importante é que essa iniciativa vai ajudar na redução da pena dessas mulheres”, argumentou Alírio Wanderley, presidente do Ieptec.

A secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, confirmou a ampliação do projeto para o interior do estado.

“Outras cinco mil camisetas serão destinadas ao presídio feminino de Cruzeiro para que aquelas detentas também tenham a mesma oportunidade de se qualificarem”

fonte: ac24horas

By Ednardo