seg. jun 27th, 2022

Vacina também é disponibilizada para servidores do sistema penitenciário que deve imunizar 365 servidores com aplicação da primeira dose.


Mais de 1,1 mil presos devem ser vacinados contra a Covid-19 em Rio Branco — Foto: Dharcules Pinheiro/Secom

Mais de 1,1 mil presos devem ser vacinados contra a Covid-19 em Rio Branco — Foto: Dharcules Pinheiro/Secomhttps://43a044c0d32e78692e7398e270a60a25.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Após serem incluídos nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19, pelo menos 1.140 presos de Rio Branco, com idade a partir de 38 anos, com prioridade aos portadores de comorbidades, devem receber a primeira dose do imunizante que começou a ser aplicado nessa segunda-feira (31).

Dados do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) apontam que as doses da vacina foram divididas entre o Complexo Penitenciário de Rio Branco (FOC), Antônio Amaro Alves e Unidade Prisional Feminina (UPF).

Também foram distribuídas doses para as unidades do interior do estado, porém, o Iapen não recebeu o quantitativo, porque as doses são repassadas aos municípios e apenas no dia da aplicação é que o instituto recebe o balanço.

Moradores de rua, servidores do sistema prisional, presos, professores da educação infantil e trabalhadores de transporte aéreo foram inseridos nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19, na última semana e a vacinação começou nessa segunda.

“A logística estabelecida foi priorizar aquele privado de liberdade que tem alguma comorbidade e avançar nas faixas etárias. As unidades do interior também receberam doses e a responsabilidade é de cada município, e iniciamos em Rio Branco”, disse a chefe da Divisão de Saúde Prisional Ingrid Suarez.

Com medida para tentar conter o avanço da Covid, o Iapen suspendeu as visitas nos presídios. No último dia 20 de maio, uma portaria autorizou a retomada das visitas nos presídios do Acre, seguindo algumas recomendações e cronograma.

Em pouco mais de um ano de pandemia, foram 532 casos notificados de Covid-19 entre os reeducandos, e 286 casos confirmados, sendo que 282 são considerados curados. Quatro presos morreram vítimas da doença. Dados foram atualizado no dia 30 de maio.

Vacinação começou nessa segunda-feira (31) — Foto: Dharcules Pinheiro/Secom

Vacinação começou nessa segunda-feira (31) — Foto: Dharcules Pinheiro/Secom

Vacina servidores

Os servidores do sistema penitenciário também inseridos nesta fase, deve ter um grupo de pelo menos 365 imunizados com a primeira dose da vacina, em todo estado, segundo informou o Iapen.

Dados, atualizados até o dia 27 de maio, apontam que foram registrados 1.002 casos considerados suspeitos entre servidores. Destes, 578 foram confirmados com a doença -520 são policiais penais e 58 são servidores administrativos. Dentre os casos confirmados, três policiais penais morreram. Do número total de casos positivos, 573 servidores já foram considerados curados.

Pelo menos 50 servidores estão inseridos no grupo de risco. Destes, cinco são servidores administrativos e 45 são policiais penais.

fonte: g1acre