• sáb. fev 24th, 2024

Mâncio Lima, a cidade mais ocidental do Brasil, completa 46 anos no Acre

ByEdnardo

maio 30, 2023

O governador Gladson Cameli, em suas redes sociais, parabenizou a cidade

Mâncio Lima, o município mais ocidental do Brasil, no interior do Acre, faz aniversário nesta terça-feira (30). A cidade comemora 46 anos de emancipação política e histórica.

Cidade de Mâncio Lima/Foto: MâncioLimaemFoco

O município abriga o ponto extremo oeste do território brasileiro na nascente do rio Moa, situada na fronteira com o Peru, e também o município brasileiro mais distante em linha reta da capital federal Brasília.

Mâncio Lima nasceu de um povoado denominado Vila Japiim. Numa imensa região banhada pelo Rio Moa e afluentes, cortada por paranás, igarapés e igapós, fixou-se um grande número de nordestinos predominando entre eles os cearenses, se fixaram como seringueiros ou agricultores. Foram eles os heroicos e anônimos pioneiros que com o sacrifício da própria vida, desbravaram e conquistaram a Amazônia, ligando-a às gerações futuras com todo o seu imenso potencial de riquezas naturais.

Carnaval em Mâncio Lima/Foto: Reprodução

Elevado à categoria de município com a denominação Mâncio de Lima, pela Constituição Estadual de 01 de março de 1963, desmembrado de Cruzeiro do Sul. Sede no atual distrito de Japiim (ex-Mâncio Lima). Constituído do distrito sede. Instalado em 30 de maio de 1977.

fonte: contilnet

By Ednardo