• sex. fev 23rd, 2024

No Mês do Meio Ambiente, centros do Ieptec envolvem alunos em projeto de produção de horta orgânica e sustentável

ByEdnardo

jun 26, 2023

Referenciando o Mês do Meio Ambiente, o governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), realizou na sexta-feira, 23, na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, em Rio Branco, o lançamento do projeto Horta Orgânica e Sustentável/Saf’s: o Roçadinho – Direito de Ter, Dever de Cuidar.

Palestra sobre a importância da formação para os alunos, e da produção da horta como forma de colocar em prática os ensinamentos ministrados em sala de aula. Foto: Assessoria Ieptec

O projeto é fruto de parceria entre os centros de Gastronomia e Roberval Cardoso, ambos da Rede Ieptec. “Esse evento exemplifica o anseio do governo em unir as secretarias, as equipes, e continuar trabalhando para levar melhorias aos acreanos”, afirmou o diretor administrativo do Ieptec, Atnilson Santos.

Aluna da Escola de Gastronomia no ‘roçadinho’ onde serão cultivadas diversas mudas de hortaliças, legumes e verduras. Foto: Assessoria Ieptec.

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária, da unidade Roberval Cardoso, elaboraram e apresentaram o projeto de produção da horta. “Fico muito feliz em ver esses alunos colocando em prática o que aprenderam. Com o projeto, podemos diminuir custos e trabalhar com produtos desenvolvidos pelos próprios alunos”, disse o coordenador do centro Roberval Cardoso, Antônio Souza.

Modelo de horta suspensa confeccionado pelos estudantes da unidade Roberval Cardoso. Foto: Assessoria Ieptec.

“A maioria dos alunos é filho de produtor rural, e é importante colocar em prática na propriedade rural da família, o que a gente aprende na escola”, disse Antônio José de Oliveira, estudante do centro Roberval Cardoso.

O estudante Antônio José colocando em prática o aprendizado do curso sobre manejo do solo, preparando a terra para o plantio das primeiras mudas da horta. Foto: Assessoria Ieptec.

Além de dispor do espaço para cultivo da horta, a Escola de Gastronomia envolveu seus alunos em torno do tema Sustentabilidade. Os estudantes dos cursos técnicos em panificação e em confeitaria, sob a supervisão da professora e chef de cozinha Rafysa Assem, produziram e serviram aos presentes pratos com ingredientes reaproveitáveis, como as cascas da banana utilizadas no preparo de bolos, dentre outras receitas. “Estamos muito felizes com a apresentação dos nossos alunos. O objetivo é levar interação e melhorar o ensino dentro dos centros do Ieptec”, concluiu a coordenadora da escola de gastronomia, Marineide Diógenes.

Alunos da escola de gastronomia expondo as receitas produzidas por eles. Foto: Assessoria Ieptec.

Toda produção da horta será desfrutada na própria Escola de Gastronomia. Os alunos utilizarão os alimentos no preparo de receitas durante as aulas práticas, e os profissionais de cozinha que trabalham na unidade usarão os ingredientes frescos na merenda escolar.

FONTE: AGENCIA DO ACRE

By Ednardo