dom. jun 26th, 2022

Homem saiu do Into-AC após assinar um termo e tentou embarcar de volta para Manaus, onde mora, mas foi impedido pela Vigilância Sanitária do Acre.


Paciente foi barrado ao chegar no Aeroporto de Rio Branco para tentar embarcar para Manaus — Foto: Tácita Muniz/G1

Paciente foi barrado ao chegar no Aeroporto de Rio Branco para tentar embarcar para Manaus — Foto: Tácita Muniz/G1

Um paciente, de 60 anos, diagnosticado com Covid-19, foi barrado no Aeroporto Internacional de Rio Branco ao tentar embarcar de volta para Manaus (AM). Agentes da Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Vigilância Sanitária Estadual abordaram o passageiro e o levaram para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).

Foi a unidade de saúde que avisou que o paciente tentava embarcar para a cidade onde mora. Com isso, foi acionado o Plano de Contingência à Covid-19 do Estado e as autoridades aguardaram o homem no aeroporto.

O morador de Manaus estava hospedado em um hotel de Rio Branco e procurou um médico ao se sentir mal na última sexta-feira (3). O homem fez o teste, que deu positivo, mas, segundo a Vigilância do Estado, continuou usando normalmente as dependências do

No sábado (4), o paciente procurou o Into-AC e ficou internado para receber o tratamento. Já na segunda-feira (6), data do retorno para casa, ele teria dito para a equipe médica que iria embora, mesmo o médico não autorizando a alta, e assinou um termo.

“O Into comunicou para a gente, disse que ele se deu alta e foi embora para o aeroporto. Acionamos o Plano de Contingência que diz o que fazer nesses casos. Comunicamos à Anvisa, que notificou a empresa aérea, informou os dados e cancelaram o check-in. As autoridades o abordaram, conversaram, ele ficou um pouco arredio”, explicou o chefe do Núcleo de Serviços da Vigilância Sanitária, Advagner Prado.

O paciente retornou para o Into-AC e permanece internado. Prado destacou que o homem já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19. Ele pediu que a população denuncie casos como esse.

“Quem souber de casos assim pode comunicar, acionar a Vigilância Sanitária. Pode ligar para o número 3224-3453 e temos ainda um e-mail que recebe denúncias. Essas denúncias são sigilosas, a gente apura a gravidade do caso e tomamos providências

Contaminação

Ainda segundo o chefe do Núcleo de Serviços da Vigilância Sanitária, as equipes iniciaram uma investigação, com apoio da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, para saber com quem o paciente teve contato antes da internação. O hóspede teria participado de alguns eventos na capital acreana

Até esta quarta-feira (8), quatro pessoas que tiveram acesso ao homem testaram positivo para a doença.

“Teve contato com várias pessoas, a vigilância está fazendo o rastreamento e foram identificadas várias pessoas. Quem teve contato foi orientado a fazer o teste, a equipe do hotel fez, os hóspedes também e foram orientados a só ir embora se não aparecer nenhum sintoma”, concluiu.

fonte: g1acre