• sáb. jul 20th, 2024

Rio Acre ultrapassa os 10 metros em Assis Brasil e põe autoridades em alerta na fronteira

ByEdnardo

fev 21, 2024

O nível do Rio Acre em Assis Brasil continuou subindo na tarde desta quarta-feira, 21, e atingiu 10,38 metros por volta das 17h30. De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, sargento Albuquerque, o ritmo da enchente é rápido e algumas localidades na zona rural já estão inundadas e com pontes encobertas.

No município, a cota de alerta é de 11 metros e a de transbordamento é de 12,40 metros. De acordo com a plataforma Hidroweb, da Agência Nacional de Águas (ANA), o índice de chuvas na região nas últimas 24 horas se aproxima dos 180 milímetros. A intensidade das chuvas fez transbordar vários igarapés, com registros de pontos de alagamento ao longo da BR-317.

O Centro de Operações de Emergência Regional do Departamento de Madre de Deus, em Iñapari, no Peru, cidade vizinha a Assis Brasil, emitiu alerta de inundação recomendando à população a tomar precauções e evitar atividades nas proximidades das margens do Rio Acre.

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostraram nesta quarta-feira que houve grande concentração de chuvas nas últimas 24 horas na bacia do Rio Acre.

De acordo com os números, o maior volume de precipitação se concentrou na região do Alto Acre. Na maior parte da região, o volume estimado ficou entre 100 e 150mm. Nas proximidades de Assis Brasil e Iñapari, no lado peruano, houve registro de volume de até 160 mm.

Também na manhã desta quarta, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET – divulgou alerta laranja de perigo para chuvas intensas nas 24 horas seguintes em uma faixa do país que inclui o Acre. O aviso iniciou às 09h58, terminando nesta quinta-feira, 22, às 10h00.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, a tendência é que em até três dias, o volume de água registrado na região do Alto Acre faça o nível do manancial subir na capital acreana em até dois metros.

“Estamos com pouco mais de 8 metros hoje, a tendência é que em um prazo de aproximadamente 70 horas, toda essa água chegue em Rio Branco e o rio se aproxime dos 12 metros”, foi a informação dada pela manhã.

fonte: ac24horas

By Ednardo