• sáb. set 7th, 2024

Socorro Neri a professora que virou deputada federal, assim como sua mãe, Adelaide Neri

ByEdnardo

fev 11, 2023

A moça tímida e com voz suave que veio lá da terra do abacaxi grande, Tarauacá, passa a impressão que não tem nenhuma intimidade com a política, mas logo essa impressão se vai, quando ela fala e apresenta seu currículo, que começa por ter na veia o sangue para a vida pública, ela é filha da ex-deputada federal Adelaide Neri, essa é Socorro Neri a nossa quarta entrevistada da Série especial do AcreNews, vozes do Acre em Brasília.

Socorro Neri tem mais de 40 anos de emprestados a vida pública, onde iniciou como pedagoga, depois professora universitária da Universidade Federal do Acre, onde foi vice-reitora e pró-reitora, de lá, em 2016, saiu para entrar na política, onde concorreu como vice-prefeita, na chapa do ex-prefeito do PT, Marcus Alexandre, saído vitoriosos da urnas. O restante da história, a maioria dos acreanos já conhecem.

CONHEÇA MAIS UM POUCO SOBRE SOCORRO NERI:

Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza nasceu em Tarauacá, no Acre, tem 56 ano, casada com o empresário e veterinário Joaquim Medeiros, com quem tem um filho, André Neri, é pedagoga formada pela Universidade Federal do Acre.

Ela é filha da ex-deputada federal Adelaide Neri já foi vice-reitora e pró-reitora; secretária Municipal de Assistência Social, e primeira mulher a assumir a prefeitura da capital acreana. Em 2021 assumiu como secretária Estadual de Educação a convite de Gladson Cameli.

Na eleição de 2022, Socorro Neri se tornou a deputada federal mais votada do Acre, com quase 26 mil votos naquele pleito.

Agora acompanhe o bate papo da deputada federal Socorro Neri com o AcreNews.

AcreNews – Como tem sido essa sua nova missão como deputada?

Esse início de mandato tem sido marcado por um momento de intenso aprendizado a respeito da dinâmica de funcionamento desta Casa Legislativa, de reconhecimento dos interlocutores das pautas que me são caras e de apresentação das primeiras proposições.

AcreNews – Qual é o seu maior desafio no parlamento?

Conseguir articular o apoio necessário para viabilizar as medidas que pretendo apresentar e que são essenciais para o desenvolvimento econômico e social do povo acreano.

AcreNews – Quais serão as bandeiras de lutas da senhora?

Todo o meu mandato estará voltado ao desenvolvimento econômico e social do nosso Acre, o qual, no meu ponto de vista, passa por educação de qualidade; alternativas sustentáveis de geração de emprego e renda; e outras medidas que garantam a dignidade dos povos originários, das pessoas de baixa renda, das mulheres, dos jovens, das crianças e adolescentes e das minorias. Nossa população precisa voltar a ter esperança e estarei empenhada em contribuir com a construção das políticas públicas necessárias.

AcreNews – A senhora já tem algum projeto de Lei na gaveta aguardando só a hora pra apresentar?

Estou finalizando a redação de projetos nas áreas da educação, transição climática, ecossistema digital, dentre outras. Na questão climática, hoje mesmo propus a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa, que considero importante para o nosso país e vital para o nosso Acre e a Amazônia. Agora vou correr atrás das adesões necessárias à aprovação. Nesse momento estou também apoiando a deputada Tábata Amaral na articulação das assinaturas necessárias à criação da Frente Parlamentar da Educação.

Acre News – Qual seria sua posição diante do atual governo local?

Sou aliada do nosso Governador Gladson Cameli e tanto ele quanto os secretários das diversas pastas terão em mim uma defensora de todas as ações que apresentarem para o desenvolvimento do nosso Acre.

AcreNews – E em relação ao governo federal?

Não farei nunca oposição ao povo brasileiro e acreano. Digo isso para afirmar que, mesmo não sendo base do Governo na Câmara dos Deputados, apoiarei todas as medidas que forem benéficas para o desenvolvimento do nosso país, a redução das desigualdades regionais e a inclusão social.

AcreNews – Qual é a mensagem que a senhora deixa aos leitores do portal Acre News, e em especial aos seus eleitores?

Que precisamos agir de forma diferente se queremos resultados diferentes. E como servidora pública que sou, enfatizo a necessidade de colocarmos o bem comum acima dos interesses partidários e pessoais.

Fonte: AcreNews

 

By Ednardo