• sáb. abr 20th, 2024

Socorro Neri vai integrar Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

ByEdnardo

mar 15, 2023
Nascida em seringal de Tarauacá, deputada diz ser essencial aliar pautas da Educação com a defesa do meio ambiente e do clima

A deputada Socorro Neri (PP-AC) será titular da presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, cujo presidente será José Priante (MDB-PA), eleito nesta quarta-feira (15), com 13 votos a favor e 2 em branco, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Foi adiada a escolha das três vice-presidências do colegiado.

“Mais do que um voto, procurarei ser um mediador do debate. Resguardarei, acima de tudo, a necessidade do debate”, disse Priante. “Sei da responsabilidade de discutir sustentabilidade, é momento de pensar o País para as próximas gerações”, acrescentou.

O novo presidente afirmou ainda que a comissão vai trabalhar para recolocar o Brasil no centro do debate mundial sobre o meio ambiente.

José Priante iniciou neste ano seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados, sempre pelo MDB (antes, PMDB). Ele já presidiu outras comissões da Casa, como a de Desenvolvimento Urbano; e a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Antes, foi vereador em Belém (PA) e deputado estadual pelo Pará.

Criada em 2004, a Comissão de Meio Ambiente debate e analisa propostas sobre política ambiental, direito ambiental, recursos naturais renováveis, flora, fauna, solo e desenvolvimento sustentável.

Em seu primeiro discurso como integrante da Comissão, Socorro Neri disse que grande será sua responsabilidade no colegiado. “”Como amazônida que sou, natural do Acre, nascida em seringal, no Rio Tarauacá, e educadora por formação, professora da Universidade Federal do Acre, onde fui vice-reitora e pró-reitora de Graduação, secretária de Educação, prefeita de nossa capital Rio Branco, onde implantei ações importantíssimas, elevando o IDEB para a 2ª posição entre as capitais, e onde implementei instrumentos fundamentais para o Meio Ambiente, para a mitigação das mudanças climáticas para a cidade de Rio Branco, terei muito a fazer aqui”, disse.

“Chegar aqui hoje depois dessa experiência me faz, de fato, me sentir chegando com o pé direito nesta casa legislativa e enfrentar aqui junto com os colegas o debate necessário e as Proposições necessárias para a mitigação das mudanças climáticas, onde estou propondo, inclusive, a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa, exatamente para fazermos o bom debate entre a conciliação da agenda climática com a agenda socioeconômica, com respeito às populações locais, e ao desenvolvimento que precisamos implementar na nossa Amazônia”, acrescentou.

Neri disse ainda que a Comissão tem um papel fundamental à medida em que nos debates devem ser observados o ponto de vista de intersetorialidade.”Quero aqui, também, fazer coro, e ratificar essa proposição da resolução que, de fato, aqui as discussões sejam terminativas, e que todas as discussões passem por esta Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, considerando o quanto aqui será debatido é importante para o desenvolvimento de nosso País e do nosso planeta”, afirmou.

“De modo que aqui quero desejar, já de antemão, ao nosso futuro presidente, deputado José Priante (PA), desejar uma excelente condução frente a essa Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e dizer, finalizando, que estou convicta de que fazemos aqui, de forma muito civilizada, e buscando sempre a racionalidade, o bom debate baseado em dados e evidências, para definirmos e deliberarmos sobre questões importantes para nosso País”, afirmou.

Após a fala, Socorro foi parabenizada por outro membro da Comissão, Covatti Filho: “é muito importante a presença em nosso Progressistas, em ter a Socorro Neri, por ser do Acre, por ser do Norte, e saber um debate que a gente tem sobre a Amazônia. A sua presença vai ser fundamental, até por viver e saber dos anseios da região”, disse o deputado. “”Tenho certeza que tanto as bandeiras da Educação, as bandeiras que tu defende, a gente vai ter muita pluralidade aqui, que tu vai contribuir muito para essa Comissão. Parabéns, sucesso, e conte com esse jovem para lhe ajudar no que precisar”, afirmou.

fonte: contilnet

By Ednardo