sex. ago 19th, 2022

Ampliação do horário começou no dia 28 de dezembro de 2021 em Cruzeiro do Sul. Quatro unidades atendem até às 19h e as demais das 7h às 17h.


Unidades de saúde de Cruzeiro do Sul ampliaram horário de atendimento a partir do dia 28 de dezembro de 2021 — Foto: Arquivo/Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Unidades de saúde de Cruzeiro do Sul ampliaram horário de atendimento a partir do dia 28 de dezembro de 2021 — Foto: Arquivo/Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Quatro unidades de saúde de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, estão atendendo a população com sintomas de gripe até às 19h. Nas demais unidades o horário de atendimento é das 7h às 17h. A prefeitura municipal informou que os horários foram estendidos a partir do dia 28 de dezembro para atender a demanda.

g1 solicitou os casos de gripe confirmados na cidade e foi informado que a equipe técnica faz o levantamento manualmente porque o sistema está fora do ar.

As unidades que ficam abertas até às 19h são:

  • 25 de agosto;
  • João Alves;
  • Jesuíno Lins;
  • Posto do Aeroporto Velho – horário estendido de terça a sexta.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso do público ao atendimento, desafogando a UPA e assim diminuindo as filas e o tempo de espera”, afirmou a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

Outra mudança da gestão foi também colocar dois médicos pelo período da manhã e outros dois à tarde na Unidade Básica de Saúde Francisco Souza dos Santos (UBS), o Posto de Saúde do Agricultor.

Já no período da noite, um profissional fica atendem até às 19h. Segundo a Saúde, são confirmados por dia até 200 casos de gripe na cidade desde o dia 28 de dezembro do ano passado, quando houve a ampliação dos horários.

Aumento na UPA

surto de gripe influenza atinge o município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade o número de atendimentos de pessoas com síndrome gripal quase dobrou nos últimos dias.

Conforme a coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tatiana Rodrigues, após o dia 20 de dezembro de 2021, a unidade de saúde tem atendido uma média de 250 pacientes por dia e antes disso, o número era de 130 atendimentos diários.

Para atender essa demanda, a unidade precisou dispor de médicos extras e está com três plantonistas durante o dia e três no período noturno. Ainda segundo Tatiana, a maioria dos exames feitos nos pacientes tem dado positivo para H1N1, tanto do tipo A como do tipo B.

fonte: g1acre