Rio Branco vai abrir vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos contra Covid nesta segunda (24) — Foto: TV Globo/Reprodução
Com a baixa procura para vacinação pediátrica contra Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco decidiu liberar as doses do imunizante todas as crianças de 5 a 11 anos a partir desta segunda-feira (24).
Até esse sábado (22), somente 1.086 crianças foram imunizadas contra a Covid na capital acreana. O número é pouco mais de 2% do público-alvo, que chega a cerca de 49 mil crianças, em Rio Branco.
A secretária de Saúde, Sheia Andrade disse que a ideia é incentivar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para vacinação.
“Está pequena a procura e, pensando nisso, para incentivar os pais a procurarem a vacinação, a partir de segunda-feira [24] vamos liberar para todas as crianças de 5 a 11 anos”, disse.
A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, afirmou que, infelizmente, as fake news sobre vacinação infantil têm prejudicado o processo de imunização. “Muitos pais estão resistindo de levar seus filhos para vacinar. Mas, pedimos a colaboração de todos nesse momento.”
Ao todo, Rio Branco recebeu 5,6 mil doses de vacina e, com a baixa cobertura, ainda há mais de 4 mil doses em estoque.
Vacinação de crianças no Acre
A vacinação pediátrica iniciou no Acre no dia 17 de janeiro com doses da Pfizer pediátrica. Em todo o Acre, a meta é imunizar 120 mil crianças de 5 a 11 anos.
O estado do Acre recebeu 14,4 mil doses de vacinas pediátricas Pfizer, que chegaram em dois lotes.
A vacinação ocorre de forma regressiva. Atualmente, estão sendo imunizadas as crianças de 10 anos e aquelas que têm comorbidades entre 5 e 11 anos.
Na quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde retirou a exigência de apresentação do termo de autorização para vacinação das crianças de 5 a 11 anos. A medida foi publicada em nota técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica.
Regras para vacinação de crianças
- As crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização.
- No caso das crianças menores de 11 anos que possuem comorbidades, estas devem apresentar laudo para fazer a vacinação.
- A 2ª dose deve ser aplicada após dois meses da aplicação da primeira dose.
- A vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada no mesmo período de outras vacinas do calendário de imunização infantil. O intervalo é de 15 dias.
- Crianças que tiveram Covid-19 devem aguardar 30 dias para receber a vacina.
- Aquelas que estão com sintomas gripais devem esperar passar os sintomas para poderem ser imunizadas.