Moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Tarauacá vão assistir animações e filmes no Festival Internacional Pachamama — Foto: Divulgação/Festival Pachamama – Cinema de Fronteira
O Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira realiza uma edição especial em cidades do Vale do Juruá e em Tarauacá, interior do Acre. A edição itinerante vai exibir filmes, curtas e animações em um telão para os moradores de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Tarauacá entre esta quinta-feira (10) e domingo (13).
A edição especial também vai arrecadar alimentos para as famílias desabrigadas pela enchente do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul. A arrecadação é para reforçar a campanha Juruá Solidário, que ajuda os moradores atingidos pela cheia do rio.
Cruzeiro do Sul chegou a ter 28 mil pessoas atingidas e a prefeitura decretou situação de emergência no dia 28 de fevereiro. Foram nove dias com o nível acima da cota de transbordo, uma vez que o rio ultrapassou os 13 metros no dia 26 de fevereiro. Pelo menos 800 famílias continuam atingidas pela enchente e seguem nos abrigos montados na cidade.
Serão coletados alimentos não perecíveis no Teatro dos Náuas durante uma sessão de cinema no domingo (13). A ação é feita também em parceria com a Secretaria de Cultura. Cada sessão tem limite de 70 pessoas para respeitar os protocolos sanitários.
A primeira cidade a receber o festival de cinema foi Tarauacá, nesta quinta. O público pode participar da programação na Praça Airton Furtado.
Já na sexta (11) será realizada a Oficina Inventar com a Diferença no Centro de Atenção Psicossocial Náuas (Caps Náuas) em Cruzeiro do Sul. As aulas serão das 9h às 12h e das 14h às 18h e serão ministradas pelo cineasta Sérgio de Carvalho.
No sábado (12) é a vez dos moradores de Mâncio Lima curtirem uma sessão de cinema ao ar livre no Mercado Hermecílio.
As equipes voltam para Cruzeiro do Sul no domingo e exibem a programação no Teatro dos Náuas.
Filmes
Segundo a organização, serão exibidas produções de diversos estados brasileiros e também de países latinos. Entre eles estão:
- Animação Soletude (Amapá) – venceu o Festival do Rio do ano passado na categoria curta-metragem;
- Episódios da Série “Nokun Txai – Nossos Txais” da Saci Filmes – que teve episódios gravados os no Vale do Juruá;
- Atsa – Encontro com os Ancestrais” – filmado na Aldeia Barão, Terra Indígena Poyanawa, em Mâncio Lima. fonte: g1acre