• sex. fev 23rd, 2024

Pista do aeroporto de Cruzeiro do Sul vai fechar por oito horas diárias para obras de recuperação

ByEdnardo

jul 10, 2023


Pista do aeroporto de Cruzeiro do Sul vai fechar por oito horas diárias para obras de recuperação — Foto: Adelcimar Carvalho/G1/Arquivo pessoal

Pista do aeroporto de Cruzeiro do Sul vai fechar por oito horas diárias para obras de recuperação — Foto: Adelcimar Carvalho/G1/Arquivo pessoal

Após algumas polêmicas envolvendo o fechamento da pista do aeroporto de Cruzeiro do Sul, empresa Vinci Airports, que administra o local, informou que o fechamento vai ser fechada das 5h às 13h, de segunda-feira a sábado, até setembro de 2023. No último dia 26, a empresa havia informado que não haveria fechamento da pista, ao contrário do que divulgou em 1º de junho, quando cogitou fechar o aeroporto durante o dia.

No novo comunicado, a empresa afirma que “esse período de fechamento foi estabelecido levando em consideração a necessidade de oito horas ininterruptas diárias para a realização de obras inéditas no aeroporto, e considerando também as condições climáticas da região, conforme alinhamento com as operadoras”, destacou.

O horário de fechamento está valando desde a última sexta-feira (7). O fechamento do aeroporto para aviões de pequeno porte acabou gerando polêmica. Inclusive, durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) questionou o primeiro cronograma estabelecido pela empresa para a realização das obras no aeroporto.

O primeiro cronograma estipulava o fechamento da seguinte forma:

  • às segundas-feiras, terças-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e sábados: das 08h30 às 17h;
  • às quartas-feiras: das 12h às 18h;
  • não haveria fechamento do aeroporto aos domingos.

 

“Isso inviabiliza os pousos e decolagens das aeronaves que fazem a aviação regional para municípios como Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão, Tarauacá, e municípios amazonenses, como Eirunepé, Ipixuna e Envira. Se fechar a pista às 8h30 da manhã por vários dias da semana, vai ter a impossibilidade de decolar um único voo. A partir das 17h para receber um pouso, se houver 30 minutos de atraso, o pôr do sol é até 17h48, que é o limite para pouso da aviação regional. Se pousar depois desse horário, paga multa”, frisou o parlamentar na época.

Segundo ele, os horários estabelecidos pela empresa Vinci Airoports para a recuperação era incompatível com os horários dos voos regionais. Magalhães também salientou que a navegação pelos rios fica inviável na região com a chegada do verão.

“A pista passará por serviços de manutenção de terraplanagem, melhoria da drenagem, da pavimentação e sinalização, entre outros. Essas melhorias estão previstas no Contrato de Concessão assinado com a Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC e têm como objetivo garantir a continuidade das operações aeroportuárias, a segurança, além de proporcionar uma experiência de viagem aprimorada para os passageiros, promover o turismo e impulsionar o crescimento econômico local”, destacou a administradora do local.

FONTE: G1ACRE

By Ednardo